Mais que diversão



                                         Como alguns filmes infantis transpõem a realidade
            Com o avanço da tecnologia, um número muito grande de filmes infantis - alguns baseados em histórias de livros antigos e em revistas em quadrinhos - entra para o mercado com uma forma muito mais fácil de serem entendidos e compreendidos. Assim, arrastam milhares de pessoas para as salas de cinema. Além do público infantil, os adultos comparecem e se emocionam com os desenhos trabalhados pela mídia.
A escolha por filmes infantis tem aumentado ao longo do tempo (seja nos cinemas ou na própria residência), o que se deve ao fato de que elas não são apenas fantasia, inocência, encantamento e diversão. Todo produto de comunicação, e tratando basicamente dessas produções de desenho animado, traz uma carga moral, uma ideologia, independente da mensagem está explicita ou não. É indispensável lembrar, então, que ao escolher essa forma de laser, está havendo também um consumo de valores, de conhecimento e de saberes, o que influencia diretamente no modo de conduta, nos tipos físicos e nos hábitos das crianças.



Nos filmes infantis, os aspectos da realidade e os tipos de personalidade encontrados no dia-a-dia são representados por vilões, bruxas, mágicos, príncipes, animais, figuras fantasiosas e até objetos falantes.
            Essas mega-produções retratam a sociedade e fascinam a todos pela magnífica imagem e criatividade; passam uma moral que até as crianças mais pequenas conseguem entender, mesmo que às vezes de uma maneira superficial. Por isso, geralmente são usados como recursos pedagógicos por educadores, que incentivam uma reflexão a partir dos temas que utilizam a fantasia para chegar até as pessoas. Esses filmes culminam princípios como amor ao próximo, preconceito, egoísmo, perseverança, entre outros.
A escolha de filmes infantis deve-se à contribuição muito expressiva desses artefatos para afirmar formas que estão presentes na sociedade e que podem ser percebidas no dia-a-dia. Oferecem algumas ferramentas úteis para olhar os aspectos do cotidiano a partir do “outro”, do “ilegítimo”, do “estranho”, do “monstro”.
Os filmes “Procurando Nemo”, “O Rei Leão”, “A Bela e a Fera” e “Up - Altas Aventuras” – apresentam vários aspectos da realidade, e estão analisados no nosso site.
E fica ainda uma pergunta: Filme infantil que os adultos apreciam, ou maduro que as crianças gostam?






"Todas as pessoas grandes foram um dia crianças, mas poucas se lembram disso". Esta frase de Antoine de Saint-Exupèrry consegue explicar o fato de que muitos filmes infantis são assistidos em larga escala por adultos. Esta foi uma das motivações deste artigo, pois é justamente pelo fato de que as audiências destas tramas não concentram-se apenas em crianças, que os produtores criam histórias com morais reais e paralelos explícitos com a realidade.


Desta forma, segundo a professora da faculdade de comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora é importante que fique claro o quanto os adultos absorvem as histórias para si e são auxiliados na educação de seus filhos e na criação de sua personalidade e caráter.