Continue a nadar !


“Procurando Nemo” é a aventura ecológica e politicamente correta de dois peixes-palhaços: Marlin e seu filho, Nemo. Certa vez o peixinho, desobedecendo todas as ordens de seu pai, resolve provar que é capaz de nadar em mar aberto mesmo tendo uma nadadeira defeituosa. Nemo acaba sendo levado por um mergulhador, diante de Marlin, que, desesperado, ao lado de Dory, cruza todo o oceano para reencontra-lo, em uma trajetória de muito aprendizado e superação.
Separados por uma fatalidade:
Devido a uma fatalidade, Nemo é criado sem mãe e sem irmãos, pois um predador mata a todos quando o peixinho era apenas uma Ova, destruindo os sonhos e a felicidade de Marlin. Essa situação é bastante presente no “mundo real”, pois desastres como assassinatos, doenças e acidentes tiram a vida de diversas pessoas todos os dias e conseqüentemente destroem famílias inteiras e interrompem seus sonhos. Isso mostra que as fatalidades podem ocorrer a qualquer momento e com qualquer indivíduo, não havendo nada que possa ser feito para remedia-las.
A superproteção:
É normal que as famílias incompletas, com a ausência do pai, da mãe ou de ambos, gerem filhos superprotegidos, que não têm oportunidade de se desafiarem ou se desenvolverem sozinhos.
Os filhos superprotegidos tornam-se adultos fracos, pois não aprendem a se defender; afinal, é superando as dificuldades que a criança consegue lidar com situações difíceis (...). Ninguém cresce na sombra. A superproteção dos pais compromete o crescimento do filho em muitas áreas na vida. Os pais devem preparar os filhos para enfrentar o mundo como se ele estivesse num campo de batalha. (VASCONCELLOS, Lúcia. 2007).
Isso é mostrado no filme através da relação superprotetora que Marlin estabelece com Nemo, desde o momento em que este fica como o único filhote sobrevivente da ninhada devorada, quando o pai afirma, olhando para a pequena ova: “ Eu prometo que nada nunca vai acontecer com você, Nemo!” Além de ser a única representação familiar para o pai, Nemo nasceu com uma nadadeira defeituosa, menor do que as outras. Com isso, o desespero de Marlin quanto à capacidade do filho fica mais evidente e significativo. No entanto, o peixinho não se menospreza por causa da deficiência e apresenta-se como um exemplo de superação e confiança em si mesmo. Outra figura semelhante é a personagem Dory, que sofre de “perda de memória recente”, mas que é essencial ao sucesso de Marlin no encontro de seu filho.
Saiba mais sobre os pais superprotetores: http://www.portalaz.com.br/coluna/vida_saudavel/103692
Superação:
 A ocorrência de deficiência física e mental no mundo é muito alta, e o filme leva as pessoas a refletirem quanto à supervalorização de uma doença ou a sua superação, já que é possível viver de forma plena e satisfatória sem que existam maiores sofrimentos, desnecessários; a exemplo de Dory e Nemo.
Autoafirmação e a figura do líder:
É neste mesmo contexto que pode-se dizer que o fato de Nemo ter sido capturado ao nadar em local perigoso, é uma forma de autoafirmação, pois esse aspecto é bastante recorrente na sociedade – as pessoas têm necessidades reais de se firmarem perante um grupo ou a si mesmas. A figura de Gil, o líder do aquário pra onde Nemo é levado, aparece como uma forma de motivar o peixinho a acreditar em si mesmo, servindo-lhe como um “espelho”, já que ambos possuem uma nadadeira defeituosa. Fora da ficção, as pessoas têm esse costume de se projetar em figuras parecidas e de sucesso que possam lhe dar forças para alcançar seu objetivos. Assim, o peixe-palhaço passa por um processo de auto-superação com o auxílio de Gil e dos outros peixes.
Toda sociedade ou grupo de pessoas necessita de um líder, fato este já consumado. Todos necessitam de alguém que denomine as ações de cada indivíduo dentro de um determinado local (...).A auto-afirmação é inerente ao ser humano, cabendo apenas a cada um ter o controle. (FERNANDES, Daniel. 2008).

A prova :
Para ser aceito no grupo de peixes do aquário, Nemo recebe uma missão de passar pelo “anel de fogo”. Assim como no filme, na sociedade, para ser membro de uma tribo ou grupo, é necessário ter o mesmo hábito que este - usar as mesmas roupas, escutar as mesmas músicas, ler os mesmos livros - e/ou se destacar perante os outros.
Associação para a recuperação :
Há uma peculiaridade no filme – alguns tubarões fazem reuniões para superar seu instinto natural de comer peixes menores. Dessa forma, mais uma vez “Procurando Nemo” reflete aspectos da realidade inseridos na fantasia – as reuniões e o comportamento dos tubarões podem ser associados aos “Alcoólicos Anônimos”. Em semelhança às bebidas e aos vícios, o sangue funciona como desorientador dos animais, que têm que se controlar e resistir a uma tentação tão facilmente acessível, assim como as bebidas para os alcoólatras.
As tartarugas:
Em oposição à figura do pai superprotetor de Nemo, aparece a tartaruga, que em certa parte do filme ensina a Marlin que os filhotes precisam de espaço para poder crescer e aprender como agir em situações difíceis. Afinal, nem sempre os pais estarão por perto para ajudá-los. Assim, as duas figuras de pai aparecem retratadas no filme: aqueles que se julgam capazes de proteger os filhos em qualquer situação e os que acreditam que estes precisam de espaço e que a sabedoria só chega com a experiência.
Determinação:
Marlin é um peixe com muito medo de viver, devido a todos os acontecimentos pelos quais passou. Porém, ele é a representação mais notória da determinação e perseverança para alcançar os seus objetivos, pois enfrentou os seus maiores medos – cruzar os mistérios do oceano – para encontrar o seu filho, o seu bem mais precioso. A história do peixe serve como referência ao fato de que quando se tem um objetivo, deve-se leva-lo até o final, a fim de conseguir alcançar as suas metas.
Quando o desânimo e o cansaço, sintomas próprios do caminhar, fizerem morada dentro de qualquer pessoa, será necessário reagir a isso munido de perseverança e espírito de luta, pois a perseverança é sempre a medida certa para grandes realizações. (CARDOSO, Giselle. 1977).

Enfim, o filme retrata aspectos muito relevantes da sociedade, de maneira a conscientizar e motivar as pessoas, baseando-se nas superações de Nemo, Marlin e Dory.